Introdução a Computação

Aula prática 7

Sumário

Nesta aula, usa funções e procedimentos onde é possível.

1a. Calcular o pH.
Como nos sabemos, o pH é um número que indica o acidez duma solução. Em mas pormenor, o pH diga a concentração dos iões de hidrogénio, [H+]. Mais exacta, o pH é igual a  -10Log [H+]. Com a unidade de concentração mol/l. Um pH muito baixo significa que a solução é muito ácido. Também, lembra a relação em agua: [H+][OH-] = 10-14 mol2l-2, então o pOH = -10Log([OH-]) = -10Log(10-14/[H+]) = 14 - pH. Por isso, o pH da agua neutral, onde [H+] = [OH-], é igual a 7.
Agora faça um programa que calcula o pH de uma solução. O utilizador pode escolher entre entrar a concentração dos iões de hidrogénio ou entrar a concentração dos iões de OH-.
Por exemplo
Escolhe uma opcao:
1) [H+]
2) [OH-]
 1
Entra a concentracao de H+ em agua:
 1e-4
pH da solucao: 4.00
1b. Escreva um programa que faz o oposto. O utilizador entre o pH e o programa calculará as concentrações [H+] e [OH-]. Por exemplo
Diga o PH da solucao
 1.0
A concentracao [H+] = 1.0e-1 mol por litro
A concentracao [OH-] = 1.0e-13 mol por litro


2a. Calcular a altura de um edifício.

Determinar a altura de um objecto é nada fácil, mas com a ajuda de nosso computador será um pouco mais fácil. Imagine podemos só determinar a distância até o objecto e o ângulo de abertura do objecto. Com as regras de trigonometria é possível determinar a altura.
Escreva um programa que calcula a altura de um edifício (ou da serra) h. O utilizador deve entrar a distância até o objecto d e o ângulo de abertura do objecto, a.
Diga a distancia ate o objecto (m):
 100.0
Diga o angulo:
 15.0
A altura do objecto e 26.8 m.

2b. Programa de luxo: as vezes não é possível determinar a distância até o pé do objecto (imagine medir a altura de Mont Blanc). Ainde é possivel determinar a altura da serra se sabemos dois ângulos a e b e a distância entre os dois pontos de medição d.
Diga a distancia entre os dois pontos de medicao (m):
 8000.0
Diga o angulo 1:
 25.67
Diga o ângulo 2:
 67.41
A altura do objecto e 4807 m.
(a altura do Mont Blanc)



3. Mais um ciclo
Os números de Fibonacci são definidos da seguinta forma:
  f1 = 1
  f2 = 1
  fn = fn-1 + fn-2
Faça um programa que mostra no ecrã os primeiros 30 números de Fibonacci. Usa um procedimento com nome Fibonacci que aceita um parámetro n, o número de números Fibonacci que o procedimento deve mostrar. O output deve ser igual a
1 1 2 3 5 8 13 21 34 55 89 144 233 377 610 987 1597 2584 4181 6765 10946 17711 28657 46368 75025 121393 196418 317811 514229 832040


4. Random numbers.
a. Escreva um programa que gera a média de 100 números aleatórios. Usa uma função com nome Media100 que gera os valores e retorna esse valor. Corre o programa duas vezes. Tem uma diferença? Muda o programa da forma que dá um valor diferente cada vez.
 
b. Escreva um programa que simule atirar uma moeda no ar 1000 vezes. O programa deve contar quantas vezes sai "cara" e quantas vezes sai "coroa".

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